terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Paciência - Sonia Hirsch

Trecho extraído do livro "Meditando na cozinha" de Sonia Hirsch.

Lord e Ana: o domínio pela paciência!
""A paciência, a paciência, a paciência, só isso ela encontrava na primavera ao vento".
Leio e fico pensando como é que Clarice Lispector escreveu isso. Pois é claro que toda primavera venta, varrendo o inverno, anunciando que um novo ciclo começou. Mas a associação direta com a paciência só costumava aparecer na filosofia chinesa, que liga o leste com o vento, a primavera, a manhã, os olhos, o fígado, o sabor ácido, a criação e a calma observação do que acontece, isto é, a paciência. Até porque a primavera sempre dá mais do que pode - arrebata, apaixona, excita órgãos e sentidos. 
Como aguentar isso?
"Com paciência", responde o sábio.
"Ter paciência significa conter a própria inclinação para as sete emoções: ódio, adoração, alegria, ansiedade, cólera, pesar, medo. Não cedendo a elas você se torna paciente, depois compreende todo tipo de coisas e entra em harmonia com a eternidade". "
 
ps1: esse "upload" vem após uma quase renúncia de mim mesma e deste espaço.
ps2: Obrigada Vá pelo maravilhoso livro com DUAS dedicatórias muito especiais!

Mais sobre o conteúdo "traficado" por Sonia e enviado pela Vavá: http://correcotia.com/

2 comentários:

  1. não renuncie, meu bem!!! =)
    tá tudo MUITO, né?mas boto fé que é um desarrumado que abre portas (plural, darling!)para as coisas acharem lugares com maior encaixe. Tenhamos paciência...e digo isso pra mim tb... Guimarães Rosa dizia que falar é a melhor maneira de se entender...
    E ave cruz que é BOM DEMAIS colocar pelo menos um tequinho da culpa na primavera...rs! By the way, o verão começa qdo mesmo? =)
    beijocolorido, minha flor!

    ResponderExcluir
  2. 22 de dezembro... segundo vc mesma baby.

    ResponderExcluir