quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coração - Sonia HIrsch

Trecho do livro "Meditando na cozinha" de Sonia Hirsch:

Foto: Matt Cardy/Getty Images
03 de dezembro de 2010.
Foto: Matt Cardy/Getty Images
03 de novembro de 2010.

"Outro sábio, o Don Juan de Carlos Castañela, fala assim dos caminhos da vida: "Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o quantas vezes julgar necessário. Então, faça apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, ele não tem a menor importância."

Atravessando por uma mistura opressiva de ciência, informação, industrialização e tecnologia, a vida hoje obedece a regras e rituais que desconsideram completamente a paz interior.

Sentir o coração batendo é uma forma de estar em contato com a nossa natureza mais íntima e ao mesmo tempo com o espírito divino que o coração representa.

É uma batida de cada vez. Harmoniosamente ele se contrai e se dilata, bombeando assim o sangue que renova cada célula do imenso continente pessoal. Pousando a mão suavemente no peito é possível fechar os olhos, parar o mundo, entrar em harmonia com a pulsação do universo e acalmar o pensamento.

Em chinês, coração e mente são a mesma palavra; pensamentos são movimentos do coração. Por isso, aqui agora, nada supera a importância da calma. Diz o I Ching: "Todo pensamento que transcende o momento faz sofrer o coração"."

Um comentário: