quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Você é seu avatar

Artigo de Rodrigo Savazoni*

Grupo CORPO


"Você é o seu Avatar"
Por meio de suas identidades virtuais você poderá viver os melhores dias de sua vida.

A fascinante ideia de que podemos ir além de nosso limite físico por meio da associação com as máquinas pode ser definida como a utopia da nossa era. E, se isso antes era um assunto restrito a filósofos franceses e à ficção ciberpunk, hoje é também uma boa ideia para um filme hollywoodiano.
(...)
Em sentido figurado, um avatar é a imagem que construímos para nós mesmos no ambiente virtual. Não falo de exoesqueletos (nanotecnologia operada pelo cérebro humano), menos ainda de assumir a forma perfeita de um ser extraterreno, mas sim das identidades que forjamos no mundo das redes interconectadas. É por meio delas que expandimos nossa existência. A imagem que definimos para integrar sites de relacionamento, a figura que projetamos para particpar de um jogo eletrônico (um videogame ou um metaverso, como Second Life), a maneira como nos portamos em mensageiros instantâneos (como MSN ou Googletalk) são os nossos avatares, algo que é ainda mais presente na vida dos netizens (cidadãos da rede).
(....)
Por esses motivos, o teórico russo Lev Manovich, professor da Universidade da Califórnia, afirma que já não faz mais sentido falar em ciberespaço. Com redes onipresentes, acessíveis gratuitamente, e aparelhos móveis que nos permitem entar em um site de relacionamento enquanto caminhamos pelas ruas, nos atualizamos e nos virtualizamos em um fluxo único. Nesse mundo fluído, em que estamos em vários lugares ao mesmo tempo, você é, também, o seu avatar. E, quem sabe, por meio dele, é que irá viver os melhors dias de sua vida."
 
* Rodrigo Savazoni é jornalista, sócio-diretor da FLi Multimídia [www.flimultimida.com.br] e integra a Casa de Cultura Digital [www.casadaculturadigital.com.br]

Um comentário: