sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bicicletas

"O mundo está desesperado em busca de um veículo barato, econômico, que não agrida o meio ambiente e que não fique preso no trânsito. Bem, esta maravilha da engenharia já existe desde 1817 e se chama bicicleta. Pensando nisso, um concurso de design quer mudar a cara do transporte individual na capital coreana.

Organizado pelo DesignBoom e pelo Seoul Design Foundation, o concurso tem o objetivo de criar bicicletas que se integrem à cidade de Seul e que tenham um design mais humano e útil. Foram 3.078 inscritos entre estudantes, profissionais e entusiastas de design. Eles concorrem a um total de 46 mil dólares de prêmios - os vencedores devem ser divulgados logo mais. Antes, escolhemos alguns projetos bacanas – e outros malucos – para vocês terem uma ideia do que está rolando.
Bikeoff – por Marcos Madia

Bikeoff – por Marcos Madia
Gosta de fibra de carbono? Então está aí uma boa maneira de ir para o trabalho. Além de uma bicicleta portátil e dobrável, a Bikeoff tem uma maleta destacável no formato perfeito para notebooks e tablets. “Por que não pedalar para o escritório? Como a segunda maior área metropolitana, Seul deveria incentivar a diminuição de carros nas áreas administrativas”, comenta o argentino Marcos Madia.

Full Circle - por Sanghyun Jeong and Jun-Tae Park

Full Circle - por Sanghyun Jeong and Jun-Tae Park
Bikes dobráveis não são exatamente novidade, mas uma que mais parece um fone de ouvido vale a menção. Quando dobrada, a Full Circle transforma o guidão em um puxador de mala com rodas. A tampa que você vê na roda da esquerda é o pedal retrátil. Ele gera movimento por meio de um mecanismo de roda livre, sem correntes. 

Lunartic – Por Luke Douglas


Lunartic – Por Luke Douglas
Quem já teve que sujar a mão de graxa para ajeitar a corrente da bicicleta sabe a chateação que é. Este inglês propôs uma solução prática, que aumenta o conforto e a estabilidade na hora de pedalar. Uma correia dentada liga o pedal a uma “roda dentada”. A intenção é diminuir ruídos e evitar manutenção constante, mas o grande lance é mesmo o contraste entre o tamanho das rodas, que lembra muito bicicletas antigas.

Sideways Bike – por Michael Killian
 
Sideways Bike – por Michael Killian
Por alguma razão estranha, irlandeses costumam ser doidões. Esta Sideways é uma ideia para dar um nó na cabeça (e no pescoço). Você pelada para frente, mas a bicicleta vai para o lado, com guidões independentes para cada roda. Segundo Michael, a sacada é a mobilidade que esta configuração proporciona. “Muito parecido com o movimento de um snowboard”. Já os tombos devem ser bem piores."


Artigo integral: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/os-projetos-de-bike-mais-legais-e-malucos-do-concurso-de-design-de-seul

Um comentário:

  1. sim sim,coquine...AMEI!!!bikes,bikes,bikes...um mundo em duas rodas!!!
    escolhi a minha! a de fones gigantes... em homenagem ao poder do som!
    beijo,querida

    ResponderExcluir