Artigo da Revista Piauí (edição de julho/2010):
by Zé Pedro
"Adoniran Barbosa foi o personagem mais famoso criado por João Rubinato. E foi munido da liberdade ficcional que o ator, compositor e humorista construiu os exageros caricaturais que o celebrizaram. Misturou o sotaque do interior aos trejeitos italianos. Encarou a cidade grande com os olhos de um caipira. Criou um linguajar novo a partir de suas letras. João Rubinato fez de Adoniran Barbosa o inventor do samba paulista.
Somado ao intérprete criativo, havia um compositor de mão-cheia. Suas crônicas urbanas ganhavam personalidade e relevância, embaladas por uma irresistível cadência. São dele clássicos atemporais como Trem das onze, Saudosa maloca, Samba do Arnesto, As maripo-
sas e Tiro ao Álvaro, sambas que fizeram sucesso na sua voz, na dos Demônios da Garoa e na de João Gilberto, entre tantos outros intérpretes que cantaram o seu repertório.
Festeja-se aqui, com trenzinho, tatu e estricnina, o primeiro centenário de nascimento do homem que, ao lado de Paulo Vanzolini, desmentiu Vinicius de Moraes. Desde que se meteu a compor, ninguém mais pode dizer que São Paulo é "o túmulo do samba" - como queria o poetinha -, sem cometer injustiça."
fonte: http://www.revistapiaui.com.br/edicao_46/artigo_1359/Adoniran_Barbosa_o_homem_que_desmentiu_Vinicius.aspx
"pães pães pães pães" arrasou!rs!
ResponderExcluirhehehehe que quando escutei um sambinha lá em quito no carro de uma colega quase SURTEI... quando dei por mim estava com saudades de sambar.... UAUUU!
ResponderExcluir